TV alemã visita e registra sítios arqueológicos da Chapada Diamantina

O Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica (UFBA/CNPQ) apoia a equipe de TV com assessoria científica e na elaboração dos itinerários.

Entre os dias 11 e 13 de julho, uma equipe da TV pública da Alemanha, a ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen), efetuou gravações de sítios de pinturas rupestres da Chapada Diamantina. Esses registros fílmicos serão incluídos em uma série de programas chamada Terra X, de grande audiência na Alemanha, especializada em documentários de alta qualidade, sobre história em geral, ciências naturais, ciências geológicas e arqueologia de todas partes do mundo. O documentário em que que apareceram as filmagens da Chapada Diamantina, intitula-se “Os primeiros americanos” , com foco nos famosos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no SE do Piaui e nas áreas circunvizinhas.

A equipe de filmagens visitante, composta por oito pessoas entre as quais dois arqueólogos, esteve sob direção de Peter Prestel, conhecido produtor cinematográfico com mais de 200 contribuições em filmes documentários. A produção local, por sua vez, ficou nas mãos do Uwe Weibrecht, promotor cultural alemão radicado no Brasil, profundo conhecedor do Nordeste brasileiro. Weibrecht organizou as visitas com antecedência, contatando ao prof. Carlos Etchevarne, da UFBA, que acompanhou e direcionou o percurso dos registros nos Complexos Arqueológicos Serra das Paridas, em Lençóis, e Lagoa da Velha, em Morro do Chapéu.

O Prof. Etchevarne, que, com o Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica, vem efetuando estudos nessas duas áreas há muitos anos, proporcionou informações substanciais sobre as áreas de pinturas rupestres de ambos complexos, apontando para as especificidades dos painéis, as diferenças gráficas com outras regiões do Brasil e inserção dos afloramentos rochosos na paisagem.  Peter Prestel incorporou ao programa de registros a Vila do Ventura, em Morro do Chapéu, como núcleo urbano vestigial do ciclo do diamante.

Nos dois municípios a equipe contou com a fundamental colaboração de alguns moradores, entre eles cabe destacar o apoio de Renato Hage, ao comando de sua agência de viagem Volta ao Parque, de Lençóis, e de Jaime Mattos, agente patrimonial que acompanhou o grupo com a cordial disponibilidade de sempre, em Morro do Chapéu. Lagoa da Velha 2 (1) Lagoa da Velha 2 (2) Lagoa da Velha 2 (3)